UX/UI DESIGN
NuMetas: o ponto final no problema da gestão financeira pessoal [Estudo]
🔬 Visão geral
O Nubank é uma empresa de tecnologia com espírito jovem e inovador que desenvolve soluções simples, seguras e digitais para a vida financeira dos clientes. O jeito NU de fazer as coisas nasceu do inconformismo e se transformou numa força para construir produtos justos e de forma transparente para as pessoas.
📋 O projeto
Objetivos do projeto
O objetivo desse projeto é ajudar os usuários a estabelecerem e alcançarem suas metas através do controle de suas finanças, de forma descomplicada e eficaz.
Minha função
UX/UI Designer
Tempo de estudo
30 dias
🚨 Problema
Através de um desk research descobrimos que, segundo pesquisa do CNDL/SPC, 83% dos entrevistados não conseguiram realizar alguma meta, em especial guardar dinheiro (22%). Além disso, outra pesquisa do mesmo órgão, informou que 49% dos brasileiros possuem a meta de guardar dinheiro.
A partir dessas informações entendemos que a necessidade em guardar dinheiro é algo inerente no brasileiro, porém não são todos aptos a realizarem tal feito. Assim, pretendemos guiar nossos objetivos em busca de uma solução para esse problema.
🔎 Conversando com usuários
Pesquisa quantitativa
Após levantarmos as soluções que queríamos validar, organizamos pesquisas quantitativas onde primeiro visamos entender quem era o cliente Nubank (178 respostas) e depois quais eram suas dificuldades com suas finanças (65 respostas).
O que aprendemos:
Pesquisa qualitativa
Foi realizada uma pesquisa qualitativa semi-estruturada de forma on-line via aplicativos de videoconferência com 7 participantes que aceitaram nos ajudar em mais um passo do projeto.
Dentre as perguntas, uma de grande valia foi: “Qual forma de organização os entrevistados tinham em relação à seus objetivos de curto, médio ou longo prazo?”. Assim conseguimos entender se havia uma organização praticada por eles, assimilar se o dinheiro era distribuídos em locais específicos ou alocado em um único lugar, além de como era feito esse controle. Assim sendo, 4 dessas pessoas nos mostraram que a organização de metas ainda era uma dificuldade.
O que aprendemos:
👩💻 Personas
Partimos de um conceito de uma proto-persona, baseada em nosso conhecimento prévio, porém isso foi validado posteriormente com respostas obtidas em nossas pesquisas quantitativas e qualitativas.
Sabendo das necessidades da nossa persona, nessa etapa mapeamos as principais atividades e problemas enfrentados pela Laura para atingir seu objetivo. Por meio da jornada do usuário apresentada a seguir, conseguimos identificar a necessidade de melhorias e oportunidades para o projeto.
💡 Dinâmica de ideação
Aqui é onde o projeto vai para o papel e começa a ganhar forma. A partir do esboço em 4 etapas, fomos nos guiando para uma direção assertiva em nossa proposta final.
Após iniciar os desenhos livres, conseguimos avançar para as etapas de crazy 8’s, pensando em fluxos de tela ou soluções distintas, nos proporcionando um modelo de rabiscoframes. Discussões das melhores alternativas foram feitas e a melhor solução viável concebida foi a ilustrada a seguir.
🧪 Testando a solução
Com o nosso protótipo em mãos, testamos com 3 usuários utilizando o Marvel e demos uma simples tarefa: criar uma meta e conferir o status atual do que foi feito.
O que aprendemos:
O botão de simular e criar meta ficaram confusos, não sabiam por onde começar
Várias configurações na mesma tela deixaram o fluxo de configuração mais lenta
Não ter uma tela de conferência dos dados configurados fez com que o usuário precisasse voltar passos para ver o que havia selecionado, aumentando a carga cognitiva do usuário
✏️ Projeto e Solução
Wireframe
Seguindo nosso sketch, levantando insights a partir dos resultados do teste de usabilidade, partimos para a conceituação de nossos wireframes e do fluxo da funcionalidade.
Para o design das interfaces redesenhamos os componentes para criarmos as telas seguindo o design system da Nubank.
📱 Protótipo
Abaixo você pode navegar pelo protótipo criado da ferramenta.